Projeto escolar ensina responsabilidade social para alunos do ensino médio

Receba dicas e conteúdos exclusivos para a educação do seu filho.

A escola é um ambiente onde as crianças e os adolescentes adquirem conhecimentos e experiências que levarão para toda a vida, sejam eles conteúdos importantes para vestibulares ou informações que ajudarão a compor indivíduos mais reflexivos e atentos no que acontece ao seu redor.

Projeto Responsabilidade Social Cidadão Amarelo — Colégio Castro Alves

Os educandos do Colégio Castro Alves, localizado em Diadema, São Paulo, desenvolveram de Julho a Setembro de 2019, um projeto interdisciplinar para o ensino médio sobre responsabilidade social.

A professora responsável pelo projeto, Ireny Terto Brandão, conta que este foi realizado através das disciplinas de Sociologia, Filosofia e Artes sobre os pensamentos dos filósofos Durkheim e Husserl, e também com o filme “Escritores da Liberdade” (2007).

Criamos o Projeto ‘Responsabilidade Social Cidadão Amarelopara que pudéssemos contextualizar o fenômeno Suicídio que infelizmente está presente em nossa sociedade nos dias de hoje com características desumanas, que cresce assustadoramente em criança, jovens e idosos sem respeitar classes sociais” conta ela.

Para provocar nos alunos a conscientização dos alunos para o papel do auto reconhecimento, reconhecimento do grupo e sociedade, os docentes desenvolveram os seguintes tópicos:

• Quem sou Eu;

• Quem sou Eu no grupo;

• Quem sou Eu Direitos e Deveres;

• Quem sou Eu no papel Complementar;

• Quem sou Eu no amor ao próximo “Empatia”;

• Quem sou Eu: Sociedade e cidadania.

A professora conta ainda que o projeto foi desenvolvido a partir dos temas com vivências psicodramáticas dentro da proposta sociodramática e teatro espontâneo.

Os alunos do 3º ano do ensino médio se dividiram em grupos para irem às ruas de Diadema para realizarem as dinâmicas, colocando em prática o aprendizado adquirido em sala de aula. Os estudantes interagiram com a comunidade local e ainda ofereceram um espaço de escuta próximo ao Colégio Castro Alves, que é o Clube Mané Garrincha. Todos os sábados um diretor Psicodramatista atende voluntariamente o grupo ali presente das 14h às 16h.

O projeto causou grande impacto nos alunos, que registraram suas opiniões. Uma das alunas envolvidas escreveu:

No dia 28 de Setembro de 2019, saímos às ruas do bairro Piraporinha, em Diadema para a realização da intervenção sobre o Setembro amarelo, cujo objetivo era realizar dinâmicas, conversar com o público e fazer-lhes o convite ao Psicodrama Público de Diadema. Logo no início, o grupo encontrava-se bem tímido, porém com o tempo ficou mais fácil. Para dar conta do espaço da feira, nos dividimos em dois grupos (...) A dinâmica do espelho consistia em perguntar à pessoa abordada ‘quem é a pessoa mais importante na sua vida?’, logo após a resposta, era só dizer ‘o(a) senhor (a) já pensou que não seria esta aqui no reflexo do espelho?’, depois disso era feito o convite ao Psicodrama e uma conversa para confortar e encerrar a dinâmica. Em alguns casos nos deparamos com pessoas que haviam perdido entes queridos e estes, eram os mais importantes para eles. Por solidariedade, mostramos empatia e confortamos as pessoas dizendo palavras de amor, carinho e força. Depois disso, o convite ao Psicodrama era feito, dizendo que era um local de escuta e dinâmica voltada ao autoconhecimento. Creio que esta experiência tenha sido um sucesso e bem prazerosa à todos os envolvidos, senti que meu lado humano e empático se desenvolveu ainda mais neste dia. Por isso, agradeço à professora Ireny, pela oportunidade e por todo o apoio e reflexão que foram dados neste processo, de verdade, foi uma experiência única e inesquecível”.

Outra estudante relatou:

Senti realizada e feliz e comigo mesmo, igual aquela frase ‘espalhe o bem que a felicidade vem’. Quando irradiamos gentilezas e amor sempre recebemos algo em troca, o universo é generoso. Com esse setembro amarelo de 2019, aprendi a amar tudo e todos apesar das inseguranças somos corajosos”.

O Colégio Castro Alves é parceiro do site Melhor Escola, e possui bolsas de estudos disponíveis. Clique aqui para visitar a sua página e conferir os descontos oferecidos.